Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

domingo, 1 de julho de 2012

Gestão municipal presta conta a lideranças da comunidade


Na noite da última quarta-feira (27), lideranças da Comunidade de Góes Artigas reuniram-se na casa do pré-candidato a vereador das eleições municipais do ano de 2012 do município de Inácio Martins, Jair Zorzi, na ocasião foi discutido o apoio das lideranças da comunidade as quais estavam presentes no espaço, a sua candidatura e campanha eleitoral.

Lembrando que Jair Zorzi foi indicado a pré-candidato à vereador pela comunidade de Góes Artigas em assembléia geral que aconteceu em 10 setembro de 2011, em que, entre outros candidatos o maior consenso de indicação por meio de votação foi o nome de Jair Zorzi, a fim de que a comunidade tenha representação na Câmara Municipal de Inácio Martins.

Durante a reunião o atual Prefeito de Inácio Martins, Edemetrio Benato Junior, apresentou prestação de contas da gestão municipal correspondente ao período de 2008/2012. Na prestação de contas foram expostos os recursos captados e aplicados em obras e programas públicos em diversas áreas, tais como, agricultura, saúde, educação, esporte, saneamento, infra-estrutura, etc.

Lideranças da Comunidade de Góes Artigas e Prefeito Municipal Benato

A comunidade questionou a não revitalização da estrada rural que liga a comunidade de Góes Artigas a localidade de Km 101 e Km 104, bem como, o trecho de Km 104 ao Km 114 que liga o município de Inácio Martins ao município de Guarapuava, que a mais de 20 anos não recebe nenhuma obra de conservação por parte da Prefeitura Municipal de Inácio Martins, como já publicado neste Blog em 18 de outubro de 2011 (http://goesartigas.blogspot.com.br/2011/10/buracos-pedras-e-valetas-na-estrada.html), prejudicando o tráfego de veículos dos moradores das localidades em questão e de toda a população usuária.

Tal solicitação já foi exposta em outras reuniões e protocolada por meio do Oficio nº01/2011 da Comunidade de Góes Artigas com abaixo assinado dos moradores das comunidades de Góes Artigas, Km 101, Km 104 e Barreiros na Prefeitura Municipal de Inácio Martins na data de 14 de outubro de 2011, isto é, 8 meses atrás. Para tanto o Prefeito Municipal comprometeu-se o mais breve possível em encaminhar sua equipe responsável pelo setor para realizar a obra de restauração no trecho de Góes Artigas à Km 104, priorizando a área de transporte escolar, porém o mesmo irá avaliar o trecho de Km 104 à Km 114 para possível revitalização.

Sendo assim, a comunidade fica à espera da acolhida dessa demanda coletiva que é de extrema importância para os moradores, pois em dias de chuvas os mesmos não conseguem se transportar para outros lugares, inclusive se estiverem com problemas de saúde, pois estes dependem da boa conservação das estradas rurais para poderem acessar outros programas públicos seja de saúde, educação ou qualquer outra área de interesse que sejam implantados no município.

A indignação dos moradores é pelo descaso do poder público local que de uma gestão para outra sempre exclui esse trecho de estrada de Km 104 à Km 114 que faz parte do território do município de Inácio Martins, e faz divisa com o município de Guarapuava. As perguntas que não querem calar são: Será que essa estrada é “encantada”? O que os Prefeitos que passam pela gestão de Inácio Martins têm contra essa estrada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário