Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Agroecologia: produzindo alimentos saudáveis e cidadania!


Agricultoras Agroecologistas do GAEAV
Motivados com a possibilidade de sustentabilidade após a realização de Curso de Agricultura Orgânica realizado pelo SENAR, 17 famílias camponesas da comunidade de Góes Artigas organizaram em 16 de julho de 2006 o Grupo Orgânico Em Busca do Sucesso, cujo objetivo era organizar a produção de alimentos orgânicos de qualidade para abastecer o mercado local.

Durante dois anos o Grupo se reuniu mensalmente nas propriedades a fim de organizar a auto-gestão do Grupo por meio da análise das propriedades, regularização de documentação dos integrantes, tais como DAP e Bloco de Produtor Rural, realização de oficinas para preparo de caldas e adubos orgânicos, construção de barreiras contra venenos e quebra ventos, resgate de sementes crioulas, troca de mudas e sementes, entre outras atividades.

Em 2008 o Grupo começou a receber apoio do Instituto Equipe de Educadores Populares, Ong de sede em Irati de fomento a organização de grupos sociais do campo, que apoiou a reorganização do Grupo, viabilizando o contato com o Grupo de Ecologistas de Sobradinho, comunidade vizinha e também o processo de certificação da produção agroecologica nas propriedades por meio da Rede Ecovida de Agroecologia entre outras dinâmicas de fomento a agroecologia.
Participação GAEAV Feira Agroecologica em Inácio Martins no ano de 2010

A partir desse momento o Grupo Informal em Assembléia Geral elabora e institui seu próprio Regimento Interno, passando a chamar-se então GAEAV - Grupo de Agricultores Ecológicos Água Viva de Góes Artigas.  As 10 família integrantes decidiram que o objetivo geral do Grupo era viabilizar a agricultura familiar através da agricultura ecológica e da formação de redes de colaboração solidária, bem como a integração entre seus associados visando a superação em conjunto dos seus problemas comuns.

Entendendo que a agricultura ecologica é um conjunto de práticas que abrangem meramente quatro fases: 1) organização cooperativa de seus membros; 2) a produção ecológica; 3) organização e comercialização dos produtos ecológicos produzidos pelos associados; e, 4) a conquista da autonomia, sendo que as experiências geradas devem propiciar uma produção ecologicamente equilibrada e conhecimentos possíveis de serem socializados pelo grupo, através do comprometido com o principio da solidariedade.

Aprofundou-se no entanto, com mais ênfase os princípios do modo de vida agroecologico, planejando e atuando na conversão das propriedades do modo de produção convencional, baseado em agrotóxicos e fertilizantes químicos, para o modo de vida agroecologico, observando a produção livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos, através de preservação das fontes d’água, preparação de caldas agroecologicas, organização e auto-gestão do Grupo, etc.
Mistica do Setor de Agroecologia de Inácio Martins da ASSIS

Com objetivos claros, o GAEAV em dezembro de 2008 durante a Ceia de Natal da ASSIS - Associação dos Grupos de Agricultura Agroecologica São Francisco de Assis, realizada na Comunidade de Pirapó, município de Irati é acolhido para integrar-se a Associação que com sede em Irati articula 11 Grupos de Agroecologia de cinco municípios da região centro-sul do Paraná, sendo eles Irati, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e Rebouças.

Desta maneira no ano de 2009 a Associação ASSIS viabiliza o acesso do GAEAV ao PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.  Pela modalidade de Doação Simultânea os agricultores agroecologistas passaram por meio de projeto aprovado pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB a entregar alimentos livres de venenos e fertilizantes químicos aos estabelecimentos públicos cadastrados de Inácio Martins, tais como, a PROVOPAR – Casa Lar, PROVOPAR – Casa de Apoio, Centro Municipal de Educação Infantil Meu Pequeno Mundo, Escola de Educação Infantil Criança Feliz, APM - Escola Municipal de Maria de Jesus Turra, Escola Municipal Luiz Scheleder, Escola Municipal Padre Antonio Molinari, Escola Rural Municipal Dona Amália Shimit Pereira, Escola Rural Municipal Bom Jesus, Fundação Hospitalar de Saúde Municipal e Banco de Alimentos de Obras Sociais de Ponta Grossa. Como contrapartida a Prefeitura Municipal de Inácio Martins apóia o Grupo com o transporte dos alimentos até a sede do município, para distribuição dos mesmos aos estabelecimentos receptores.

Que recebem semanalmente mais de 40 variedades de alimentos agroecologicos, produzidos com práticas ecológicas, livres de defensivos e fertilizantes químicos, ou seja, os famosos venenos e adubos que são altamente prejudiciais a nossa saúde e ao meio ambiente.
Feira Agroecologica em Inácio Martins, ano de 2010

Durante esse processo de organização do GAEAV foram muitas idas e vidas, algumas famílias desistiram no percurso, outras persistiram buscando apoio de entidades e do puder público local para fortalecimento do Grupo.

Atualmente o Grupo está auto-organizado, participa ativamente da Associação ASSIS reunindo-se no setor de agroecologia de Inácio Martins juntamente com o Grupo de Ecologistas de Sobradinho, participa de intercâmbios e demais espaços de formação, está em processo de certificação das propriedades por meio da Rede Ecovida de Agroecologia/Núcleo Monge João Maria, encontram-se trimestralmente para celebrar a mística, trocar experiências, planejar e realizar mutirões, resgatar variedades de sementes crioulas, gestar os processos de comercialização, hoje representados pelo PAA e Feira da Agricultura Familiar de Inácio Martins que o GAEAV começará a participar no mês de dezembro do decorrente ano.

Hoje, o Grupo é uma experiência positiva na comunidade de Góes Artigas, que produz alimentos saudáveis não apenas para comercialização local, mas para subsistência, melhorando dessa forma a qualidade de vida das famílias em consonância com a preservação ambiental, animando o exercício da cidadania e organização coletiva. No entanto se tem como desafio, o fortalecimento do Grupo, agregando um maior número de famílias da comunidade ao GAEAV.
Reunião GAEAV/Outubro 2011 em Góes Artigas

Fonte: Livro Ata GAEAV, Regimento Interno GAEAV, Agricultora Agroecologista Maria Rosa Lewitzki.

Um comentário: