Histórico

Góes Artigas e uma comunidade rural, localizada no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do Paraná, a 14 km do Distrito do Guará/BR 277 e 25 km da cidade de Inácio Martins. Sua formação deu-se em meados dos anos 40, com a exploração de recursos madeiráveis, tais como o Pinheiro do Paraná, Imbuia e Erva-Mate, movimentando as serrarias e ervateiras da região. Apenas com a chegada da Estrada de Ferro é que a comunidade até então conhecida como Iratinzinho passou a chamar-se Góes Artigas. Em 1941 foi construída a nova e atual Igreja da comunidade chamada Menino Jesus, que até hoje conserva pinturas em seus interiores, como orações em latim, figuras e diversos anjos.

Na década de 80, com o carregamento de madeiras e dormentes, Góes Artigas tornou-se uma influente comunidade para o comercio local, a qual agregava muitos moradores e casas de comércio.

Após ter passado por um amplo e complexo processo de exploração de recursos naturais pelas grandes empresas madeireiras da região, muitos moradores migraram para as cidades vizinhas e grandes centros, a procura de trabalho, provocando esvaziamento na comunidade.

Atualmente a comunidade é formada por 118 famílias, que mesmo pressionadas pelos grandes monocultivos de pinos e eucalipto que rodeiam a comunidade, resistem para permanecer no campo, numa iniciativa da preservação do meio ambiente e da cultura local rural. Para tanto desenvolvem atividades ligadas a agricultura familiar, como a produção de leite, criação de animais, produção de alimentos agroecologicos e grãos, extrativismo de pinhão e erva-mate.

A cultura local é marcada pelas Romarias de São Gonçalo, Ternos de Quaresma e Caeiras da Família Moraes, Olhos de Água do Monge João Maria, Mesadas de Anjos, Benzedeiras, Torneios de Futebol, Carreiradas, Procissões e Tapete de Corpus Christi.

Hoje a comunidade está organizada na Associação de Agricultores Menino Jesus, Grupo de Agricultores Agroecologicos Água Viva, Grupo dos Produtores de Leite, Pastoral da Criança e demais movimentos ligados a Igreja Menino Jesus.

Com a expectativa da criação da sede da APA da Serra da Esperança na comunidade de Góes Artigas, a qual prevê a restauração da vila de antigos moradores da Rede Ferroviária, bem como, a Estação de Trem, a comunidade anseia o desenvolvimento de projetos que garantam o desenvolvimento sustentável da comunidade, valorizando as belas paisagens naturais, preservando a cultura local e oferecendo alternativas de renda as famílias.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jair Zorzi é o novo pré-candidato a vereador indicado pela comunidade de Góes Artigas as eleições municipais de 2012

Na tarde deste ultimo sábado, dia 10 de setembro, aproximadamente 90 pessoas integrantes da comunidade de Góes Artigas, reuniram-se  no Barracão da Igreja Menino Jesus a fim de democraticamente escolher um pré-candidato a vereador que representará a comunidade nas eleições municipais do ano de 2012.


Candidatos
Apresentaram-se como candidatos os senhores Amilton Matozo, Jair Zorzi e Nelson Macarrone, sobre as condições que independente do resultado cada individuo irá contribuir com a campanha do candidato escolhido pela comunidade. Votaram, no entanto 79 pessoas maiores de 16 anos, elegendo como pré-candidado o senhor Jair Zorzi com 31 votos. O partido político ao qual o pré-candidato se filiará também será definido pela comunidade. Esta iniciativa das lideranças locais, decorre da carência de  representação política da comunidade perante ao poder publico municipal. Espera-se que com esta ação, a iniciativa viabilize maior união política na comunidade, por meio da construção coletiva do plano de propostas de campanha eleitoral do Senhor Jair Zorzi.

Votação

Aproveitando a reunião da comunidade, o Senhor Pedro Licinio Matozo, Conselheiro da APA da Serra da Esperança, informou à comunidade que no mês de novembro no decorrente ano, Góes Artigas irá receber a reunião ordinária do Conselho.

Na ocasião também foi apresentado à comunidade o “Blog do Góes” deixando este a disponibilidade ao uso da comunidade como ferramenta de registro, socialização de informações, bem como meio de manifestação e denúncia a fatos que são de interesse comum dos moradores.

Um comentário:

  1. Parabéns à comunidade de vocês pela visão política e organização em torno de um nome que os representará. Espero que tenham escolhido o melhor partido para se filiarem e que o povo seja fiel a fim de que o escolhido tenha chance de ser eleito.

    Abraços a toda a comunidade.
    Vanda Maciel-Presidente do PT de Três Corações-MG

    ResponderExcluir